quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SECRETARIA DE ENSINO DE GUARULHOS ABRE INSCRIÇÃO PARA TURMAS DE VIOLINOS

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (SP) recebe até o dia 31 de agosto inscrições para o teste de proficiência e seleção de três jovens bolsistas de violino.
O candidato deve ter disponibilidade para, no mínimo, três ensaios semanais, com três horas de duração cada, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. Também serão realizados concertos em datas e em horários preestabelecidos.
Podem concorrer jovens com idade entre 14 a 25 anos, que não recebam qualquer outro benefício social no município de Guarulhos. É preciso, ainda, comprovar ser estudante de violino.
O bolsista receberá auxílio financeiro mensal de R$ 500. A manutenção da bolsa é condicionada à aprovação em testes de proficiência.
Os interessados devem comparecer ao Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos (Avenida Tiradentes, 2.529, 1º andar, Vila São Jorge) até o dia 31 de agosto, com original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e documento que comprove o estudo da música em escola pública ou privada, ou ainda declaração de professor particular.
Serviço:
  • Local: Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos
  • Inscrições: até 31/08/2010

PREFEITURA REALIZA PRIMEIRA OFICINA DE PRODUÇÃO DE VIDEOCLIPES


A Secretaria de Cultura de Guarulhos inicia, a partir do próximo dia 21, o projeto “Escola de  Videoclipes”. O primeiro curso prático terá duração de 80 horas e qualificará os alunos nas mais diversas áreas de produção como roteiro, gravação e edição. As aulas serão aos sábados, das 9 às 13 horas,  no cineclube do Adamastor Centro. Interessados devem se inscrever até o dia 13 deste mês. São oferecidas 20 vagas. Para participar é necessário ter mais de 16 anos, ensino fundamental e residir em Guarulhos.
O videoclipe é um formato audiovisual com grande identidade e apelo entre os jovens e permite inúmeras possibilidades de experimentação. Partindo desse ponto, o projeto “Escola de Videoclipes” busca disseminar a apropriação da técnica de audiovisual e constituir um centro de produção dessa linguagem na cidade. Durante as aulas, os participantes vão produzir videoclipes de  bandas e grupos locais. Uma grande oportunidade para dar visibilidade ao trabalho dos músicos da cidade.
Além do curso de videoclipe, o projeto prevê também outras atividades como animação, documentário, produção de site e linguagens multimídia. Os interessados devem se inscrever pelo site da Prefeitura , na página Agenda Cultural ou pessoalmente na Secretaria de Cultura (avenida Monteiro Lobato, 734, 1º andar, Macedo). Mais informações pelo telefone 2087-4171.
Serviço:
  • Local: Cineclube do Adamastor Centro 
  • Inscrições: site da Prefeitura ou pessoalmente na Secretaria de Cultura de Guarulhos de Guarulhos (Av. Monteiro Lobato, 734 – 1º andar)
  • Mais informações pelo telefone (11) 2087-4171
FONTE: PMG

AS 15 MELHORES ESCOLAS PARTICULARES DE GUARULHOS SEGUNDO ENEM

Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, dia 28, o ranking do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2008



Mater Amabilis é a primeira no ranking do MEC 
 
Mater Amabilis é a primeira no ranking do MEC

O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.
Confira os 15 colégios particulares de Guarulhos que figuram na lista do Enem:
1- MATER AMABILIS COLEGIO: 73,67
2- NOVO RUMO COLEGIO: 68,01
3- GUILHERME DE ALMEIDA COLEGIO UNID I: 67,90
4- T PARTHENON COLEGIO UNID I: 66,35
5- JULIO MESQUITA COLEGIO: 64,70
6- CIDADE JARDIM CUMBICA COLEGIO: 61,96
7- AUGUSTO RUSCHI COLEGIO: 61,38
8- CANADA COLEGIO: 61,04
9- TORRICELLI COLEGIO: 60,89
10- ADVENTISTA DE GUARULHOS ESCOLA: 59,39
11- ENIAC COLEGIO DE INFORMATICA: 58,67
12- VIRGO POTENS COLEGIO: 58,39
13- PROGRESSO COLEGIO VILA GALVAO: 58,32
14- ELITE EDUCANDARIO: 58,29
15- EL SHADAI COLEGIO: 57,92

MELHORES ESCOLAS ESTADUAIS NO IDESP

Confira o desempenho de todas as escolas da rede estadual em Guarulhos



As escolas estaduais de Guarulhos mais bem avaliadas pelo Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo) nos finais de cada ciclo escolar ultrapassaram as médias de 2007 e as metas do Estado para 2008.
São elas: Capistrano de Abreu, 4ª série do Ensino Fundamental; Profº Frederico de Barros Brotero, 8ª Ensino Fundamental (EF); e Deputado José Storópoli, 3º Ensino Médio (EM).
Já as escolas Cidade Soberana II (Ensino Médio), Recreio São Jorge II (4ª Ensino Fundamental) e Jardim Maria Dirce II (8ª Ensino Fundamental) foram as piores. Elas tiveram desem penho inferior à nota da avaliação de 2007 e não atingiram a meta de 2008.
O Diário de Guarulhos esteve nas seis escolas, mas só pôde fazer um diagnóstico à distância.
A Secretaria de Estado da Educação não permitiu a entrada do jornal nas dependências das escolas. A assessoria de imprensa da Secretaria informou que o Idesp não tinha "propósito comparativo", e a classificação poderia deixar mais vulneráveis as que ficaram nas últimas colocações.
Mas pais e alunos ouvidos pelo DG conseguiu uma amostragem dos fatores de influem no aumento ou queda do desempenho dessas escolas.
Na escola Capistrano de Abreu, por exemplo, localizada na rua Capitão Gabriel, 393, Centro, que obteve o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, a diretora Eni de Moraes Rocha está no cargo há 17 anos.
A escola tem 754 alunos, dez salas de aula e funciona em dois períodos (manhã e tarde).
Segundo a dirigente da Diretoria de Ensino Guarulhos Sul, Maria Aparecida do Nascimento Barretos, a diretora do Capistrano está presente a tudo que ocorre na escola, da elaboração ao resultado das provas.
"Ela acompanha cada sala, assiste aula com bastante frequência e realiza o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo junto com o coordenador. Além disso, solicita cada vez mais empenho na criatividade e preparação do aluno no exercício da mente. A Eni conhece a dificuldade de cada aluno. Ela já ultrapassou seu período de aposentadoria, mas não tem coragem de deixar sua atividade", afirmou Maria Aparecida.
Outra característica da Capistrano de Abreu apontada pela dirigente é a aproximação da família com o acompanhamento do aluno em sala de aula. "Se o aluno não vai bem a diretora chama os pais para ver o que está acontecendo".
Na escola Profº Frederico de Barros Brotero, também localizada no Centro (rua Jaiminho 82, vila Progresso), os alunos falam sobre os resultados positivos da 8ª EF. Eles fizeram muitos elogios aos professores.